quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

O pulsar de uma estrala

Se eu soubesse o que você procurava
Teria ajudado a achar
Mas você era só silêncio
Talvez medo que o futuro
Fosse um lugar obscuro.
Sob as luzes distantes da noite
Eu te via passar solitária.
Não queria ser só seu vigia
Mas toda vez que te via
Sabia que era um sonho.
Sonho bom, mas não para mim
Que era um amigo involuntário
Querendo mais que o seu sorriso.
Na noite clara querendo tê-la.
Querendo quebrar o seu silêncio
Como poeta ouvindo segredos
No pulsar de uma estrela.

24 comentários:

  1. Apesar do silêncio em certos momentos gritar,as vezes ele nos engana com suas expressões.É triste quando se chega a conclusão que o sonho bom não vai de encontro a nossa direção.
    Linda e autêntica suas palavras, elas me tocam o coração.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Alcides,
    Que pudéssemos todos ter a dádiva de ajudar as pessoas que nos importam a realizarem sua busca, a vencerem sua "jornada do herói".
    Esta jornada,ainda que sozinhos possa parecer quase impossível, muitas vezes, se dividida, se torna surpreendentemente fácil.
    Infelizmente, muitas vezes, não somos compreendidos, e a nossa oferta de uma mão amiga encontra mesmo o silêncio. Como se fossem pessoas estranhas e distantes.
    Medo? Talvez. Mas medo de que? De abrir-se e revelar-se mais? Talvez não exatamente. Angústia frente Às incertezas da vida? Possivelmente. Mas o que fazer se a vida é, ela própria, a incerteza?
    Talvez ela nem mesmo saiba qual é a sua procura. Ou, talvez, já a tenha encontrado, e apenas não o quisesse dizer.
    Talvez a estrela solitária que acompanha o viajante noturno ainda continue lá, apenas oculta pelas nuvens da chuva que se avizinha.
    Mas, se ela foi um sonho, ainda que se considere que foi um sonho roubado, um sonho que você sonhou e não deveria ser seu, não deixa de ser um sonho válido. Um sonho doce e melancólico, como a folha do plátano, a cair suavemente, flutuando no ar do outono.
    E assim, sonho ou realidade, estrela, miragem ou realidade, com medo ou tendo certeza, em silêncio ou alegremente conversando, uma coisa eu acredito: independente de tudo, as suas palavras expressam o alcance da sua amizade.
    E eu acho que exagerei um pouco neste comentário.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Se obscura fosse tua alma, ainda sim valeria correr todo o perigo ao confessar os desejos! Beijo Alcides e boa passagem de ano.

    ResponderExcluir
  4. Meu querido amigo Alcides
    Minha Palavra Mágica,

    Por vezes quando te leio,lembro tempos que passaram por mim.E tenho, assim como o que senti aqui ,neste teu poema,a sensação que se na altura tivessemos feito algo mais....poderiamos ter seguido outro rumo na nossa vida.
    Mas a verdade é que tudo está predestinado...ou...não....
    Posso dizer amigo,que têm vezes que eu gostaria de ter voltado atraz...no tempo....
    Desculpa esta minha melancolia,mas...esta musica tambem me ajudou a conduzir lá atraz....et voilá,Afinal é NATAl!

    Bjinhos cheios de luar e amizade

    ResponderExcluir
  5. Meu querido

    Quanta ternura envolvendo este poema maravilhoso.

    Deixo um beijinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  6. Querido Poeta,
    Lá longe no firmamento
    Olho-te distante
    Te procuro nos verdes do campo
    No azul dos mares
    Procuro o brilho dos teus olhos na noite
    E transformo a solidão em cristais de fios de vida
    Em tuas palavras se reflete a luz
    Que me dá calor em minha alma tão sofrida
    Me ajudaste a encontrar
    Quando de mim eu andava tão perdida
    A minha dor infunde soluços aos passos deste caminhar
    Em sonhos que se detêm na fatalidade de ser só a sonhar
    E na longa viagem que ainda tenho pra dar
    Mas essa longa viagem começa por um passo pequeno
    Entre o coração solitário de uma estrela
    E alma grande de um poeta.
    Que vai guardando os segredos ouvidos ao ouvido
    Fazendo deles capítulos de poemas
    Enquanto o coração da estrela fica a pulsar
    E adormece, embalada por mais um beijo em palavras


    Meu querido amigo, toda a vez que te venho ler me dou conta com uma dádiva de palavras, que me encanta os olhos e me enche a alma.
    Obrigado por mais este momento ''entre uma estrela cadente e uma alma grande de poeta''

    Mil beijos
    Rachel

    ResponderExcluir
  7. Emoção sempre no topo do teus poemas...
    Mas a vida não é feita de "se", e muito menos daqueles que poderiam mudar o passado, que já foi e não volta... tem sempre de se olhar para o futuro, vivendo o máximo no presente!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Aline,

    Se é difícil, às verzes entender as palavras, entender os silêncios se torna um grande desafio.

    Beijos!
    Alcides

    ResponderExcluir
  9. Amigo pensador,

    Não houve nenhum exagero, este espaço é para pensadores como vocês.

    Um abraço!
    Alcides

    ResponderExcluir
  10. Lua,

    Há perigos e perigos...
    Há desejos e desejos...
    E há amlas que esperam por palavras, sentadas em um confecionário.

    Um beijo!
    Alcides

    ResponderExcluir
  11. Moonlight,

    Tudo está predestinado, mas somos nós que escolhemos esse destino. A partir do momento que damos um passo para a direita, algo nos espera por lá... para a esquerda também tem algo diferente e assim é em qualquer direção. Só não podemos esquecer que o mundo dá voltas e pode ser que após muita caminhada cheguemos no mesmo lugar. Aí, fazermos esse "algo mais" implica muitas situações. Talvez nem dê para fazer algo mais, mas certamente outro rumo poderemos dar. Afinal estamos vivendo e aprendendo.

    Essa música, apesar de eu saber exatamente a época, me tras sensações que parece que não vivi.

    Ces't la vie.

    Beijos!
    Alcides

    ResponderExcluir
  12. Foi escrito com carinho, amiga Sonhadora.

    Beijos!
    Alcides

    ResponderExcluir
  13. Amiga Rachel,

    Eu é que agradeço por ter conhecido a pessoa maravilhosa que é você.

    Um beijo e forma de palavras!
    Alcides

    ResponderExcluir
  14. Sus,

    A vida também ´=é feita de quando.

    "Meu momento é agora, meu caminho é feliz.
    Se há uma crise lá fora não fui eu que fiz"

    Beijos!
    Alcides

    ResponderExcluir
  15. Ola querido amigo!
    Saudades daqui!
    Estou voltando aos poucos!

    Obrigada pelo seu apoio la no meu cantinho e por essa estrela poética que estar sempre a brilhar aqui fazendo o nosso coraçao pulsar de alegria pelas belas leituras que aqui temos!
    Amo te ler!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  16. Amigo:
    ~Vim aqui com o propósito de lhe desejar um Natal e um Ano Novo para si e para os seus, cheios de Saúde, Amor e Paz.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Lu,

    Volte aos poucos... sem pressa, mas a cada volta sua saiba que eu o os amigos do Abismo Noturno te acolhemos de braços abertos.

    Obrigado pela visita!

    Beijos!
    Alcides

    ResponderExcluir
  18. Fê,

    Eu também te desejo muita Saúde, Amor, Paz e Bem!

    Obrigado!!

    Beijos!
    Alcides

    ResponderExcluir
  19. Secreta,

    Boas festas para você também!

    Beijos!
    Alcides

    ResponderExcluir
  20. " Como poeta ouvindo segredos
    No pulsar de uma estrela"

    Lindo! Todas as estrelas têm segredos para contar, mas são tão poucos os que conseguem ouvi-las.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  21. Meu querido amigo Alcides
    Minha Palavra Mágica,

    A correr....mas não quero deixar de desjar a ti e toda a tua familia um Santo e feliz Natal.

    Bjinho meu cheio de luar e amizade

    ResponderExcluir
  22. Lídia.


    "Ora (direis) ouvir estrelas!Certo
    Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto,
    Que, para ouvi-las muita vez desperto
    E abro as janelas, pálido de espanto...

    E conversamos toda noite, enquanto
    A Via Láctea, como um pálio aberto,
    Cintila. E, ao vir o sol, saudoso e em pranto,
    Inda as procuro pelo céu deserto.

    Direis agora: "Tresloucado amigo!
    Que conversas com elas? Que sentido
    Tem o que dizes, quando não estão contigo?"

    E eu vos direi: "Amai para entendê-las!
    Pois só quem ama pode ter ouvido
    Capaz de ouvir e de entender estrelas."
    (Olavo Bilac)

    Um beijo!
    Alcides

    ResponderExcluir
  23. Amiga Moonlight,

    Que neste Natal o Menino Jesus, que renasce em nós a cada dia, te traga ainda mais paz e bem.

    Beijo meu!
    Alcides

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...