domingo, 27 de março de 2011

A solidão de um palhaço


As luzes se apagaram,
O show terminou
Todos se foram e você
Sozinho ficou.
Chora palhaço
Tira do rosto essa máscara...
Olha, palhaço,
Você fracassou.
Na hora de fazer sorrir
Você chorou.
Chora palhaço
Tira do rosto esse vermelho,
Vê quem é você no espelho.
Tira também esse nariz
Você não pode ser feliz.
Você tentou nos alegrar,
Mas ela não estava
Pra te ver rir ou chorar.
Você aí no camarim
Tentando na tristeza por um fim.
Chora palhaço
Você não pode fingir.
Chora palhaço
Que amahã eu quero rir!


15 comentários:

  1. Bom dia Alcides,
    De todos os textos que li seus ate aqui esse foi o que não gostei, achei agressivo!

    Mas quando li me fiz uma pergunta interior.
    Qual a verdadeira missão do palhaço, fazer sorrir, ou iludir?
    Um beijo ,passei para deixar uma feliz semana,beijos!
    Aline.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Aline!

    Obrigado pela sinceridade.

    Hoje é dia do circo. Lógico que no circo não tem só palhaço, mas se não tiver, na minha opinião, não é circo.

    A proposta foi ser mesmo agressivo, para mostrar como desvalorizamos este profissional do riso.

    Quando queremos ofender alguém, xingamos de palhaço, dizemos que é uma palhaçada etc.

    Se é uma palhaçada, porque ao invés de rirmos ficamos tão irados?

    "Chora palhaço
    Que amanhã eu quero rir!"

    O personagem, que usa de ironia para com o palhaço, também faz uma referência a nós que esperamos sempre mais do outro, sem nos importarmos com o que este carrega por dentro.

    A música diz o resto;

    "Ah, o mundo sempre foi
    Um circo sem igual
    Onde todos representam bem ou mal
    Onde a farsa de um palhaço é natural"

    Um beijo!
    Alcides

    ResponderExcluir
  3. Meu querido Al

    O palhaço...sorrindo por fora e muitas vezes chorando por dentro, poe vezes sentimo-nos no palhaço.

    Deixo o meu beijinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  4. Alcides
    É difícil te ler e sentir você agressivo!
    Porem me sinto mais confortada com sua explicação, obrigada!
    Ah e como não gostei do texto ,não quis assistir ao vídeo, me desculpe agora entendi!
    Aline

    ResponderExcluir
  5. Ola meu amigo!

    E assim sao os palhaços:
    Sobem no palco do circo com a intençao de fazer a plateia sorrir mas sabem que ao sair dali terao que enfrentar o palco da vida e retirarem aquela pintura da cara fazendo com que enxerguem a dura realidade.
    E bendito sao os que ao menos conseguem chorar pois as lagrimas por vezes libertam deixando-os prontos para um novo espetaculo que certamente há alguem a espera ha daquele riso!Foi como interpretei o fim do verdadeiro poema!

    Bom,agora vamos a linda musica,né?
    Humm,ela me lembra alguma coisa!
    Me diga:seria um gol!?rs


    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Por vezes não somos nós quem vence as lágrimas, mas antes somos vencidos por elas.
    Beijito.

    ResponderExcluir
  7. É verdade Sonhadora,

    "O mundo sempre foi um circo sem igual"

    Beijos!
    Alcides

    ResponderExcluir
  8. Aline,

    Eu agressivo? Não... nasci em 69, geração paz e amor rs. São só palavras para a gente refletir e, quando possível, gerar um debate sadio como esse que você iniciou.

    A música que você não quis assistir, por causa do texto tem uma letra muito rica. O cara era muito bom!

    Um beijo, Peace and Love!
    Alcides

    ResponderExcluir
  9. Lu!

    Seu comentário está cheio de poesia! Concordo em tudo.

    "Bom,agora vamos a linda musica,né?"

    "Foi um gol de anjo,
    Um verdadeiro gol de placa [...]
    Lu Maravilha..." rs

    Gostei disso, vou te chamar de Lu Maravilha! Aliás, não enxergo muito bem, mas o efeito da luz deixou sua roupa da cor referida.

    Beijos!
    Alcides

    ResponderExcluir
  10. Concordo Secreta,

    Mas temos que lutar até o fim.

    Beijos!
    Alcides

    ResponderExcluir
  11. OOOOOba!rs
    Um gol sem duvidas surpreso!
    Dessa vez vc quase me pegou mas eu acabei acertando o chute!rs


    Lu Maravilha???
    Gostei disso!rs

    Obrigada meu amigo maravilha!

    Um beijo em voce!

    ResponderExcluir
  12. Alcides,
    Neste post, você realmente me fez voar longe. Muito longe, no espaço e no tempo.
    Nem tanto a música, que é maravilhosa, mas as suas palavras, me fizeram lembrar da minha infância, e de um disco que eu tinha, do saudoso palhaço Carequinha. Na época, eu não gostava de ouvir a última música do disco, Alma de Palhaço. Na época, não compreendia a música, e a verdade que ela diz.
    Deu um trabalho razoável para encontrar o link, mas felizmente existe mais gente que se lembrava dela.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Amigo Pensador,

    Uma viagem ao inesperado, ao passado ou uma projeção ao futuro através de objetivos traçados... esse é o poder da palavra. Vez enquando eu também me pego nesse lugares da infância. Ali encontro pessoas que já não estão mais aqui, mas a sensação é de presente.

    Quanto à música, essa eu não conhecia, mas ela é bem verdadeira.

    Deixa eu aproveitar para fazer uma crítica:

    Antigamente os palhaços nos davam sonhos. Os ingressos eram sempre grátis para as crianças. Os adultos, claro, pagavam para nos levar. Atualmente o palhaço mais conhecido do mundo nos vende um tal de Big Mac. Que pena!

    Um abraço!
    Alcides

    ResponderExcluir
  14. Eu ao ler este texto, fiquei me perguntando se fazemos como a palhaço se tento esconder minha tristeza talvez passando maquiagem! Sorrindo ou até "tentando" Alegrar meu proximo este texto me cativou deveras!

    ResponderExcluir
  15. Rebeca,

    Por mais que tentemos, a gente não consegue ser como o palhaço. Porque ele tem a arte de fazer rir e nós, se tentarmos imitá-lo, exercemos a arte de enganar.

    Um beijo!
    Alcides

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...