quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Além da lucidez

À medida que envelheço
Enlouqueço.
Tudo está pelo avesso.
Possuo as estrelas do mar
E fico no céu a ver navios.
Se a vida está por um fio
Luto para não me matar.
Escrevo certo em linhas tortas
E nas linhas que se cruzam
Sou torturado.
Já bati em tantas portas
Com o coração degredado.
Em muitas encontrei abrigo
Mas o que eu queria
Era um amigo.
Tentei comprar com ouro,
Mas a amizade não tem preço:
Ela já é um tesouro.
E à medida que procuro
Simplesmente envelheço...
Simplesmente enlouqueço.

Hoje, depois de tanto tempo chego aos 40. Com corpinho de 39, é claro. Para celebrar este momento quero compartilhar a bela música de Sá, Rodrix e Guarabyra:

16 comentários:

  1. Deixo-te as palavras de Fernando Pessoa e um bjo grande de PARABÉNS.


    “Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes mas, não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo, e posso evitar que ela vá à falência.
    Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
    Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.
    É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
    É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
    Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”.
    É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo…”

    CrisTina

    ResponderExcluir
  2. Oi, Alcides... Pelo teu aniversário, te trago Vinícius:

    "Soneto de aniversário

    Passem-se dias, horas, meses, anos
    Amadureçam as ilusões da vida
    Prossiga ela sempre dividida
    Entre compensações e desenganos.

    Faça-se a carne mais envilecida
    Diminuam os bens, cresçam os danos
    Vença o ideal de andar caminhos planos
    Melhor que levar tudo de vencida.

    Queira-se antes ventura que aventura
    À medida que a têmpora embranquece
    E fica tenra a fibra que era dura.

    E eu te direi: amiga minha, esquece...
    Que grande é este amor meu de criatura
    Que vê envelhecer e não envelhece.

    Vinicius de Moraes"

    Quanto a dica, do livro do Nietzsche, já o tenho na lista dos que pretende ler este ano.

    Beijos e bem vindo aos quarenta!

    ResponderExcluir
  3. Oi Alcides,
    Que bom chegar por aqui e saber que hoje é seu aniversário! Parabéns e bem vindo ao Clube dos 40! Se está com corpinho de 39 então...está no lucro, kkk.
    Obrigada por sua visita em meu blog e pelo comentário. Aliás, a preguiça já está indo embora. Tem novidade por lá.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Puuuuutz....agora q eu consegui descobrir seu blog, pq eu clicava no link e naum tinha nada, só o profile.
    Saudade dos seus textos...
    E hj completa primaveras.
    Parabéns! Muitas felicidades (aff, olha o clichê)
    E seu texto... ai ai ai... TOP!
    Amadurecimento x conceitos.
    Perfect! Agora, o que lhe era certo, não cabe mais e está tudo pelo avesso.
    Bjo
    =)

    ResponderExcluir
  5. Continue enlouquecendo e nos trazendo preciosidades. Quanto a idade, a mami costuma dizer que isso é algo que está no papel, mas a nossa verdadeira idade está na nossa cabeça. Eu acho que ainda sou adolescente...rs...

    ResponderExcluir
  6. Alcides!
    Parabéns atrasado!
    Tudo de melhor nesta fase que se inicia! :)
    Estou tentando voltar ao meu blog e às páginas de meus amigos leitores também!
    Para mim, uma das coisas mais belas da vida é envelhecer e não se envergonhar disso! E nem tentar camuflar os sinais do amadurecimento e sabedoria.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Cristina,
    As palavras do Pessoa caem muito bem para este momento. Obrigado!

    Beijos!
    Alcides

    ResponderExcluir
  8. Flor,
    "
    ... grande é este amor meu de criatura
    Que vê envelhecer e não envelhece."

    É isso aí: Eterna é nossa capacidade de amar.

    Beijos!
    Alcides

    ResponderExcluir
  9. Roseli,
    Obrigado pelas boas vindas ao clube!

    Beijos!
    Alcides

    ResponderExcluir
  10. Tatha,
    Agora que conhece o caminho do Abismo, volte sempre. Terei um enorme prazer em recebê-la. Neste Abismo você não vai cair, afinal de contas ele é virtual.
    Quando aos: "Parabéns! Muitas felicidades", quando os desejos são de coração, não existe nenhum clichê.
    Você interpretou muito bem o que eu disse sobre o avesso. Era isso mesmo o que eu queria expressar.

    Beijos!
    Alcides

    ResponderExcluir
  11. Jeyva,
    Tem uma música do Lobão que diz: "A loucura é tão clara quanto o escuro da lucidez". Concordo com ele.
    E você, continue adolescente sempre. Faz bem!

    Beijos!
    Alcides

    ResponderExcluir
  12. Flávia!
    Obrigado pelas palavras de sabedoria. é um prazer visitar a menina DE LUA. Volte sempre ao Abismo!

    Beijos!
    Alcides

    ResponderExcluir
  13. Muitos Parabéns.
    É sempre bom fazer anos, estamos vivos esperando o dia de amanhã.

    Um bom Ano de 2009

    ResponderExcluir
  14. *****

    Lamento chegar aqui tão tarde,pois meu notebook realmente está a me deixar louca...
    Vim a uma lanhouse para ler o correio e passei pelo meu blog Eternos Sonhares.
    Como nada acontece por acaso... risos... acredito mesmo, cheguei até seu blog, para adicioná-lo novamente aos meus favoritos, pois tive problemas e recomecei a lista.
    E me deparo com seu aniversário!
    Deixo-lhe, então, meu abraço ao querido amigo blogueiro, desejando-lhe muitas felicidades, saúde, alegrias e amor, em seu coração!
    Que seu caminhar seja sempre em direção aos seus mais lindos sonhos!
    Bom fim de semana e me desculpe o sumiço involuntário...
    Beijos da Helô

    *****

    ResponderExcluir
  15. Helô,

    Como sou aquariano visionário, não encaro seus votos de feliz aniversário como atrasados e sim presentes e futuros, pois merecemos ser felizes todos os dias.
    Desejo o mesmo para você!

    Beijos!
    Alcides

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...